Bairro Cidade Jardim

Bairro Cidade Jardim

O bairro Cidade Jardim está localizado, aproximadamente, 2,5 km do centro de São José dos Pinhais. Possui uma área de 2,581 km² e faz divisa com os bairros: Boneca do Iguaçu, São Cristóvão, Centro, além de fazer fronteira com a cidade de Curitiba.

Até meados da década de 1970, a região era conhecida por Ressaca Santa Rita. Em 1965, pelos esforços do Prefeito Dr. Atílio Talamini, foi fundada a primeira escola do bairro. Decidiu-se utilizar o nome do local onde era situada para denominá-la, por isso ficou Escola Municipal Santa Rita.

Em 1977, pelos esforços do Padre Pedro Fuss, iniciou um projeto para a construção da Igreja Santa Rita de Cássia. Contudo, apenas em 1984 o projeto saiu do papel e a Igreja foi construída. Em 1985, o Padre Aloísio Wiatrok assumiu o comando da paróquia, fazendo os últimos ajustes para a conclusão da igreja. Destaque para o Padre Antonio Darius, responsável pela captação de recursos da obra.

Até a década de 1990, grande parte do bairro sofria com as enchentes, o Rio Iguaçu está do lado da Cidade Jardim. Esse fato desanimava os moradores, que buscavam outros locais para viver. A partir de então, algumas obras foram realizados no entorno do rio e nunca mais houve enchentes de tamanha proporção.

Este fato foi fundamental para o desenvolvimento do bairro, o asfalto chegou a totalidade das ruas, novos moradores foram aparecendo e região tornou-se cada vez mais valorizada. O rio, antes o principal inimigo, tornou-se um aliado para o bem-estar, com a criação de parques no entorno. Está ao lado do parque de São José dos Pinhais e próximo ao portal da cidade.



Comentários