Bairro Colônia Marcelino

Bairro Colônia Marcelino

Os primeiros habitantes, oriundos da Colônia Castelhanos, estabeleceram-se na Colônia Marcelino em 1897. Um cruzeiro foi construído em 1899 para oficializar este ato. O nome do local foi escolhido para homenagear o ex-proprietário da totalidade de terras da colônia, o coronel Marcelino José Nogueira.

A Colônia Marcelino produziu 60 toneladas de camomila, tornado São José dos Pinhais, o segundo produtor nacional. Batata-salsa, pimentão, trigo também são produtos de alta produção no local.

A tradicional Festa do Trigo é realizada para agradecer à boa colheita. Realizada por descendentes de ucranianos no mês de janeiro, busca preservar os costumes do país de origem. Na ocasião, a população têm oportunidade de saborear alguns pratos típicos como kutiá (um preparado de grãos de trigo), perohê (pastel cozido) e holuptsi (charuto), além das comidas tradicionais, como o pão caseiro e o churrasco. Durante a festa também são comercializadas peças do artesanato típico ucraniano, como pêssanka, louças e bordados. 

As diferenças culturais são notórias na região, duas igrejas católicas estão presentes, uma de rito católico-latino e outra de ucraniano, porém as duas unem-se nas procissões de Corpus Christi ou em outras celebrações importantes como a Páscoa e o Natal. Existem também dois cemitérios, um para os descendentes de ucranianos e outro para os demais.

Os poloneses também possuem relevância no desenvolvimento da Colônia Marcelino. No início do século, o Sr. Albert Inkot e sua família mantinham o maior moinho de trigo e centeio da região. Na mesma época, o Sr. João Buiar fabricava móveis e instrumentos musicais. A fábrica funcionou até 1948 e depois foi transformada pelos filhos em bar, em funcionamento até os dias de hoje. O bar e mercearia Buiar é o mais antigo do local.

A Colônia Marcelino está localizada há 35 Km do centro de São José dos Pinhais, podendo chegar pela BR-376 (Campo Largo da Roseira), ou pela BR-116. Faz divisa com as localidades de Campestre, Faxina, Espigão, Rio Abaixo, Queimadas, Retiro e Matos, e com o município de Mandirituba. Possui uma área de 2.642.600 m2.



Comentários