Bairro Colônia Mergulhão

Bairro Colônia Mergulhão

No fim do século XIX, o sul do Brasil era uma região pouco habitada, com muita terra produtiva. Cenário ideal para os imigrantes, oriundos de uma Europa em transformação, onde o agricultor tinha dificuldades para encontrar boas condições de trabalho. 

Nesse contexto, São José dos Pinhais recebeu muitos imigrantes, colaborando para o desenvolvimento. Como visto anteriormente, surgiram nesse período, a Colônia Murici, a Colônia Afonso Pena e também a Colônia Mergulhão.

A Colônia Mergulhão está localizada na zona rural de São José dos Pinhais, entre as Colônias Acyoli, Murici e o Rio Pequeno, há cerca de 10 km do centro do município.

Em 25 de março de 2000 foi criado o Grupo Folclórico Italiano Coure D´Italia, com a finalidade de preservar as tradições que deram origem a Colônia. Todos os sábados a noite, o grupo reúne-se na sua sede, em um espaço cedido pela família Pissaia, para cantar, dançar e treinar para as próximas apresentações.

A produção artesanal do vinho é outra tradição trazida pelos imigrantes no fim do século XIX. O sucesso dos vinhos é tamanho, que em 1999 foi iniciado o projeto da criação do “Caminho do Vinho”, com a finalidade de aumentar a venda do produto, além de divulgar o folclore, artesanato, comidas típicas, e manter a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas, transformando a região em um “produto turístico” diferenciado.

Atualmente, a rota de turismo rural “Caminho do Vinho”, possui 30 propriedades que oferecem ao público as mais diversas atividades: cantinas, adegas, restaurantes, café colonial, chácaras de lazer, minhocário, pesque - pague, pousadas, entre outros. No mês de agosto acontece a tradicional Festa do Vinho, que também colabora com o desenvolvimento econômico da região.



Comentários