Bairro Colônia Zacarias

Bairro Colônia Zacarias

Localizada há 7km do centro de São José dos Pinhais, a Colônia Zacarias foi fundada em 1877, através dos esforços de imigrantes poloneses e alemães. Atualmente, na Capela Nossa Senhora do Rosário, encontra-se uma placa comemorativa ao centenário da comunidade, 1997. A igreja possui paredes decoradas, altar em madeira, e os tradicionais santos, incluindo também a imagem de um camponês, representando a população local. O sino da igreja continua sendo um dos principais meios de comunicação da comunidade.

Um dos principais responsáveis pela estrutura da igreja, foi o morador Faustino Sabotta. Morador antigo da Colônia Zacarias, coordenava as festas da igreja, sempre com fins beneficentes, minimizando os problemas dos menos favorecidos. 

No início do século XX, Nelson e Julieta Tocheki Negoseki chegaram na Colônia Zacarias, contribuindo para o desenvolvimento local. Em 1969 nasce um filho do casal, chamado de José Francisco Negoseki. Tornou-se um grande criador de gado, movimentando a economia local. Criava os bichos nas suas terras, também localizadas na Colônia Zacarias. Morreu em 2000, e no ano seguinte, uma rua foi denominada em sua homenagem. 

Através dos esforços dessa família, encontra-se no bairro, o Complexo da Família Negosek; atualmente, existem por lá: uma casa antiga com cerca de 90 anos e pinturas nas paredes da área externa; um depósito de erva: possui um ventilador de cereais, roda de carroça e lambrequins guardados no forro; uma escola: a antiga construção está abandonada à beira da estrada, já existe uma nova. 

Destaque também para o complexo esportivo da Colônia Zacarias, com campos de futebol, onde os são-joseenses praticam o esporte. Também se encontram no local muitos pesque-pague. É válido destacar um projeto de conservação da Bacia do Rio Miringuava, em 1996, que beneficiou os agricultores locais, ajudando o desenvolvimento dessa atividade.



Comentários