Bairro Guatupê

Bairro Guatupê

De acordo com os dados da Prefeitura, 18.743 pessoas moram no bairro Guatupê. É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais. Assim como outras regiões do município, desenvolveu-se a partir da década de 1970, com a implantação da BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Porto de Paranaguá. A instalação da Renault, em 1996, também representa um marco de crescimento. 

No quesito segurança pública, o Guatupê é sede da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, inaugurada em 21 de dezembro de 2005. Trata-se de um presídio de regime fechado e de segurança máxima, para recolhimento de presos que aguardam julgamento. Possui capacidade para 870 presos.

Nos últimos anos, várias ações de reestruturação foram realizadas no bairro, obras de pavimentação de ruas e saneamento básico. Destaque para a relocação de 1.149 famílias que ocupavam áreas de preservação do Rio Itaqui, divisa entre São José dos Pinhais e Piraquara.

Encontram-se no local três centros de educação infantil, cinco escolas municipais, um colégio estadual e um centro municipal de atendimento especializado. Além disso, a população ainda encontra a Unidade de Saúde Ulysses de Brito. 

O bairro Guatupê possui uma área de 6.140 km² e faz divisa com os bairros: Ipê, Borda do Campo, Iná, Academia e com o município de Piraquara.



Comentários