Bairro Renault

Bairro Renault

Até a década de 70, São José dos Pinhais era um município pequeno com pouco mais de 30 mil habitantes. Nesse período começou a construção da BR-277, principal ligação entre Curitiba e o porto de Paranaguá. Essa obra estimulou o desenvolvimento local, trazendo indústrias e moradores para a região, hoje uma das mais habitadas do município.

Nesse contexto, em meados de 1995, os franceses do Grupo Renault decidiram investir na construção de uma fábrica no Brasil, e em março de 1996 foi lançada a Pedra Fundamental, símbolo do início das obras. O local escolhido foi São José dos Pinhais, às margens da BR-277.

Os investimentos foram da ordem de US$ 1,35 bilhão. No local foi criado o Complexo Ayrton Senna, que ocupa uma área total de 2,5 milhões de metros quadrados, dos quais 60% são áreas de preservação ambiental.

Além das fábricas da Renault e dos fornecedores, encontra-se no local a Escola Municipal Professora Terezinha Toczek, o Centro Municipal de Educação Infantil A Árvore dos Sapatos e o Colégio Estadual Tarcila do Amaral. Os religiosos podem frequentar a Capela São Sebastião.

Atualmente, cerca de 6.000 pessoas trabalham no Distrito Industrial Renault. Um acordo entre a montadora, o governo estadual e a prefeitura municipal, prometeu mais investimentos na região, gerando mais dois mil empregos diretos até 2015. 

A região da Renault faz divisa com os bairros: Borda do Campo, Guatupê, Academia e Rio Pequeno.



Comentários