Bairro São Cristovão

Bairro São Cristovão

São José dos Pinhais era um município em crescimento e a Vila Palmira, por estar em uma região próxima ao centro, aumentava o número de moradores constantemente. Em 1971, o Senhor Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, decreta a criação da Paróquia de São Cristóvão, desmembrada da então, única, Paróquia São José, popularmente conhecida por Igreja Matriz. Padre Pedro Fuss tomou posse como o primeiro pároco da nova paróquia.

Padre Pedro Fuss também deixou um importante legado para a educação do bairro, onde fundou a Escola Municipal Pe. Pedro Fuss e o Colégio Estadual São Cristóvão. Em 1985, o padre faleceu aos 75 anos de idade.

O Colégio Estadual São Cristóvão e a Escola Municipal Padre Pedro Fuss dividiram o mesmo espaço por mais de 20 anos, em 2011, após acordo entre as partes com a prefeitura, foi iniciada a construção da nova sede da escola, localizada na Rua Joaquim Nabuco.

Ouro ímpeto de desenvolvimento do bairro São Cristóvão foi em 1978, quando a indústria Trevisan estabeleceu a sede atual em um terreno industrial de 27 m², na Rua Germano Schlogel, proporcionando emprego e industrializando a região.

Atualmente, encontra-se no bairro muitas revendedoras de veículos, e centros educacionais, destaque para o Colégio Milenium. O bairro São Cristóvão possui uma área de 0,599 km² com um perímetro de 4,817Km, e está localizado a 2Km do centro de São José dos Pinhais.



Comentários