Bairro São Marcos

Bairro São Marcos

Com o desenvolvimento urbano de São José dos Pinhais, algumas indústrias já iniciavam seus trabalhos no município a partir da década de 1970. Nesse período, as margens da BR-376, chegou a empresa de tecidos Artex, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do bairro São Marcos. Mesmo com o fechamento da fábrica na década de 1980, a região ainda é chamada de Artex pelos antigos.

Em 1981, foi inaugurada a Escola Municipal Eugênia Cruz Santos Talamini, em homenagem a esposa do Dr. Atílio Talamini, por ser uma mulher exemplar que dedicava os momentos de sua vida ao esposo e aos filhos. 

Até 1989 a escola ofertava o ensino da 1ª a 8ª série, quando em 1990 foi criada a Escola Estadual Chico Mendes, que passou a oferecer o ensino de 5ª a 8ª série. O nome é uma homenagem a Francisco Alves Mendes Filho, pelos seus atos na luta pela Preservação da Floresta Amazônica, sendo premiado até mesmo pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A região do São Marcos continua em abundante crescimento. No ano de 2.000, 8.910 pessoas moravam no bairro. Em 2009, a população subiu para 12.180. Atualmente, a região possui “vida própria” não dependendo comercialmente do centro do município. Isso atrai moradores para a região, já que os imóveis tendem a custar menos do que nos bairros mais próximos do centro. Consequentemente, a região do Jardim Carmem e do Jardim Fabíola também aumentaram consideravelmente o número de moradores nos últimos anos.



Comentários